Bem vindos ao blog Teoria Comportamenal, espero que gostem!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Origens da Teoria Comportamental

As origens da Teoria Comportamental da Administração são:

1. A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (com sua profunda ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental.
2. A Teoria Comportamental representa uma extensão da Teoria das Relações Humanas, desprezando as suas concepções ingênuas e românticas.
3. A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo no behaviorismo uma verdadeira oposição de idéias à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanística dos autores clássicos.
4. Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, aplicando o campo da teoria administrativa. Também com relação à Teoria Burocrática, mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao “modelo de máquina" que aquela adota para representar a organização.
5. Em 1947 surge um livro que marca o início da Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo, de Herbert ª Simon. É um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação – com os devidos reparos e correções - das principais idéias da Teoria das Relações Humanas. É o início da Teoria das Decisões.
Ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente renova as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.

2 comentários:

  1. Essa teoria é bastante interessante, na medida que critica algumas posturas de outras teorias(Burocrática e RH) que ao meu ver possuem características não muito boas.

    ResponderExcluir
  2. Essa teoria é muito boa, surgiu da teoria das relações humanas desprezando algumas características da mesma. E com essa teoria deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia.

    ResponderExcluir