Bem vindos ao blog Teoria Comportamenal, espero que gostem!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Definição Basica

A Teoria Comportamental (ou teoria behaviorista) é uma teoria aplicada à administração de empresas que trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores ( teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.
A Teoria Behaviorista da Administração não deve ser confundida com a Escola Behaviorista que se desenvolveu na Psicologia a partir dos trabalhos de Watson. Ambas se fundamentaram no comportamento humano. Porém, o behaviorismo que Watson fundou trouxe à Psicologia uma metodologia objetiva e científica baseada na comprovação experimental, em oposição ao subjetivismo da época, mas centrando-se no indivíduo, estudando o seu comportamento (aprendizagem, estímulo e reações de respostas, hábitos etc.) de forma concreta e manifesta no laboratório e não através de conceitos subjetivos e teóricos (como sensação, percepção, emoção, atenção etc.).
Mas a frente nós nos aprofundaremos no tema.

4 comentários:

  1. Essa teoria é como se fosse a evolução da teoria que eu estudei (de relações humanas), mas tem uma posição diferente a dela quando dá importância ao contexto da organização, não apenas focando no indivíduo!

    ResponderExcluir
  2. realmente é uma evolução da teoria das relações humanas, existe o entendimento de que todo comportamento do indivíduo, até o mais prosaico, pode sim influenciar o meio e por tabela influenciar todo a organização. (rodrigo carvalho)

    ResponderExcluir
  3. Essa teoria preocupa-se com o comportamento humano,sabendo que ele pode influenciar toda a organização.Podendo trazer benefícios ou malefícios.

    ResponderExcluir
  4. Junto com a Teoria de Rh elas trazem um foco semelhante, mais na questão da teoria comportamental ela visa mais a atitude do indivíduo relacionado em uma organização.

    ResponderExcluir