Bem vindos ao blog Teoria Comportamenal, espero que gostem!

domingo, 8 de agosto de 2010

Sistemas de administração de Linkert

Dentre alguns dos contribuintes da teoria comportamental, encontra-se Rensis Linkert, sociólogo americano que propôs que cada organização segue o seu próprio ritmo de administração. Para ele isso ocorre devido a existência de variáveis tais como processo decisório, sistema de comunicação, relação interpessoal e o sistema de recompensas, fazendo com que cada organização tenha características próprias na sua maneira de administrar.

Baseada nessas mesmas variáveis Linkert propôs também um esquema dividido em 4 sistemas que podem avaliar o desempenho de produtividade de cada organização.

O sistema 1 ou autoritário coercitivo é bem rígido pois o processo decisório se concentra na mão de poucos, a comunicação é limitada e um sistema de punição é vista como a melhor maneira de fazer um funcionário cumprir seu papel.

O sistema 2 ou autoritário benevolente é bem semelhante ao primeiro, porém ocorrem exceções quanto a tomada de decisões, a comunicação já é menos escassa. E os funcionários já recebem certa medida de confiança podendo até receber recompensas.

O sistema 3 ou consultivo apresenta uma melhora representativa em relação aos dois anteriores, pois o processo decisório não se limita aos que estão no topo da hierarquia, mas todos podem opinar e ter suas devidas recompensas de acordo com suas contribuições.

O sistema 4 ou participativo é visto como é melhor de todos, se caracteriza por ser o mais democrático e apesar da cúpula administrativa definir as diretrizes, o processo decisório é totalmente descentralizado e qualquer um independente de seu nível de hierarquia pode propor soluções ou benefícios, o que gera um ambiente de muita confiança e conseqüentemente resulta num conhecimento interpessoal. Segundo Linkert quanto mais próximo uma empresa estiver do quarto nível, maior será seu nível de produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário